quinta-feira, 30 de julho de 2015

GESTANTE NO DENTISTA

Muitos mitos e tabus estão presentes no momento da gestação. 
Fazendo um ligeiro apanhado das principais dúvidas das futuras mamães é necessário esclarecer que:
  • A mulher perde cálcio durante a gestação. MITO! O cálcio necessário para a formação dos dentes do bebê provém da alimentação da gestante, os seus dentes não participam do processo de captação e nem sofrem qualquer dano.
  •  A gestação traz consigo cárie e perda de dentes. MITO! A cárie e consequente perda de dentes é provocada pela alimentação desregulada, rica em carboidratos e falta de higiene bucal. Sendo assim, mulheres gestantes ou não gestantes podem ser acometidas de cárie caso não haja uma correta escovação, com uso de fio dental e creme dental com flúor, e visitas regulares ao dentista.
  • A gestante não pode fazer raio-X. VERDADE! Os exames radiográficos devem ser feitos com uso de avental de proteção em qualquer paciente, porém deve ser evitado no primeiro trimestre de gestação, e apenas em situações de extrema necessidade.
  • A gengivite é uma situação comum na gravidez.VERDADE! Devido as alterações hormonais que ocorrem nesta fase. Para tratar a gengivite na gravidez basta fazer limpezas dentárias no consultório dentista e manter uma correta higiene bucal no dia a dia.
  • É proibido o uso de anestésico em gestantes. MITO! O uso de anestesia nas gestantes é permitido, desde que a substância anestésica usada não contenha vasoconstritores, e por isso o cirurgião-dentista deve ser informado para que possa tomar esse cuidado.

  Ou seja, no caso de haver a necessidade de uma intervenção odontológica, é sempre preferível fazê-la.
Fonte: RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário